É uma especialidade da Medicina Dentária, que faz o diagnóstico através do estudo e da interpretação de Raio-X, como a Telerradiografia Lateral e a Ortopantomografia, da prevenção e da elaboração do plano de tratamento das alterações dentárias e das disfunções dento faciais a corrigir, ou seja, corrige o mau posicionamento dentário, como por exemplo: dentes tortos, diastemas (espaços abertos entre os dentes), falta de espaço, agenesias (ausências de dentes nas arcadas dentárias), tração de dentes inclusos, discrepância entre os maxilares, etc.
Deste modo, a Ortodontia visa a harmonia entre os dentes, lábios e os ossos maxilares.
O tratamento ortodôntico, normalmente, compreende um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos poderá terminar mais cedo e noutros prolongar-se mais tempo do que o previsto inicialmente. O tempo total do tratamento depende da severidade da má oclusão original, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.
No passado, o tratamento ortodôntico era associado às crianças. No entanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade, pelo que os adultos também podem beneficiar dos resultados do tratamento ortodôntico.
É uma combinação da Ortodontia com a cirurgia ortognática, que serve para corrigir casos severos de más oclusões e de anormalidades entre os maxilares.
Para se realizar um tratamento orto-cirúrgico, há um período inicial de aparelhos fixos, com o objetivo de alinhar e nivelar corretamente os dentes. Após esta fase ter sido concluída é que o paciente será submetido a cirurgia e retornará ao ortodontista para a finalização do tratamento.
O maxilar superior e o maxilar inferior são as bases onde os dentes estão alinhados, pelo que quando os maxilares não estão corretamente relacionados entre si, a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos, principalmente quando se tratam de pacientes adultos. O ortodontista, juntamente com o cirurgião maxilofacial, terão de planear o tratamento, tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica, reposicionando os ossos maxilares.
Fale Connosco!