Especialidade da Medicina Dentária, responsável pela estética e restauração de dentes.
A Dentisteria é uma especialidade da Medicina Dentária responsável pela estética e restauração de dentes, ou seja, dentes com lesão de cárie, dentes fraturados, alteração da morfologia e/ou posicionamento dentário, fechamento de espaços entre dentes (diastemas), harmonização do sorriso dentário, substituição de restaurações antigas feitas com amálgama ou fraturadas e/ou com infiltrações, simulações do resultado pré-tratamento, etc.
Dentro dos tratamentos desta especialidade destacam-se os branqueamentos dentários a laser e com goteiras, restaurações com resinas compostas diretas e indiretas (Inlays/Onlays), facetas estéticas e restaurações estéticas.
O branqueamento dentário é um tratamento dentário cada vez mais procurado por parte dos pacientes, tanto jovens, como jovens adultos, uma vez que os dentes com a idade vão escurecendo, tendo como principais causas o consumo de café, chá, refrigerantes e vinho tinto. Uma deficiente higiene dentária e hábitos tabágicos também contribuem para o escurecimento dos dentes.
O branqueamento dentário pode ser feito em qualquer idade, mas pacientes com hipersensibilidade ou cáries podem precisar de fazer tratamentos prévios. O gel branqueador só atua em superfícies dentárias naturais, pelo que em dentes com restaurações, coroas, pontes, ou facetas estéticas, este não atua, sendo muitas vezes necessário substituir estes tratamentos após a realização do branqueamento.
A cárie é uma doença transmissível e contagiosa de origem multifatorial, tendo como principal agente etiológico a bactéria Streptococcus Mutans. Na cavidade oral existem bactérias que transformam os restos alimentares através de um processo de fermentação, atacando os tecidos dentários, esmalte e dentina.
Para prevenir a cárie dentária devemos:
Quando a cárie compromete apenas o esmalte e dentina, o tratamento consiste na eliminação do tecido cariado com uma margem de segurança e na reconstrução da área afetada. Para efetuar a eliminação do tecido cariado utiliza-se instrumentos rotatórios feitos de diamante.
Importante referir que a não eliminação da cárie dentária coloca em risco a saúde de outros órgãos do nosso organismo.
São resinas sintéticas, resistentes, de fácil manipulação e boa aderência às paredes da cavidade dentária. Apresentam uma boa durabilidade e são altamente estéticos, uma vez que existe uma vasta gama de tons dentários que simulam muito bem as características naturais dos dentes, tais como: cor, textura, brilho, fluorescência e translucidez.
São restaurações indiretas, realizadas em laboratório. Inlays e/ou Onlays apresentam uma boa resistência às forças de mastigação, proteção contra recidivas de cárie e são de fácil higienização, sendo uma boa alternativa às restaurações diretas a compósito. Atualmente, utilizando o sistema CAD-CAM é possível fazer e colocar um Inlay e/ou Onlay no próprio dia.
O amálgama é constituído por uma liga metálica e mercúrio e apesar de ser muito resistente ao desgaste e o risco de recidivas de cárie é menor, tem a desvantagem de ser pouco estético.
Fale Connosco!