Especialidade da medicina dentária, que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.
O campo de atuação da cirurgia oral é bastante amplo, como por exemplo: exodontias simples, exodontias de dentes inclusos (encontram-se dentro da arcada), exodontias de dentes supranumerários, apicectomia, remoção de quistos, cirurgia pré-operatória, cirurgia de lesões infeciosas e traumatologia.
A inclusão dentária é uma alteração de desenvolvimento em que um determinado dente, chegada a época normal de erupção, permanece no interior do osso ou nas mucosas. Os terceiros molares, normalmente conhecidos por dentes do siso, são os dentes que mais frequentemente se encontram inclusos principalmente os dentes inferiores.
O diagnóstico da inclusão de um dente só pode ser efetuado recorrendo a exames radiológicos.
Não existe regra, cada caso é um caso. Os diferentes critérios devem ser ponderados em cada situação clínica. Fale com o seu Médico Dentista.
Nas primeiras 24h, é normal sentir um ligeiro sangramento. Se esse sangramento for mais intenso, hemorragia, deverá dobrar uma ou mais compressas de gaze esterilizadas e colocar sobre a zona sangrante e comprimir com os dentes opostos até controlar a mesma. Se precisar de colocar mais compressas não retire a que já colocou, coloque uma por cima da outra. Aplique gelo e evite deitar-se. Se a hemorragia persistir, contacte o seu Médico Dentista.
Nas últimas décadas, houveram grandes evoluções na Medicina Dentária, minimizando a dor durante o ato cirúrgico e pós-operatório.
Além disso, a preparação do ato cirúrgico começa na obtenção da história clínica, diagnóstico e planificação adequada da intervenção, pelo que através da aplicação de uma técnica anestésica adequada, de uma técnica cirúrgica atraumática (sem trauma) e uma terapêutica pós-operatória eficaz, vão-lhe permitir um elevado conforto durante e após o ato cirúrgico, sem qualquer dor.
Se o procedimento for realizado sob anestesia geral, deverá evitar um período longo de jejum na hora da cirurgia. Só no caso de ser submetido a anestesia geral é que deverá estar em jejum várias horas antes da cirurgia. O seu Médico Dentista dar-lhe-á todas as indicações necessárias.
Os cuidados pós-operatórios são cruciais para a minimização das sequelas decorrentes do ato operatório e favorecer uma boa cicatrização.
Cuidado a ter:
Fale Connosco!